Pieda, a receita quase esquecida

Para tirar este blog do jejum, resolvi escrever sobre pieda.

Pieda é um prato italiano que, ao contrário da macarronada, não se popularizou.

Toda vez que falo em pieda, ouço um “ahm?” e tenho que explicar da forma mais injusta. Digo que é uma panqueca de fubá. Mas é mentira, muita mentira!

Pieda é uma massa (ok, parece uma panqueca) feita de polenta. Sim, primeiro a polenta é preparada e, desta base, é feita a massa: misturando a polenta com farinha de trigo.

Depois, pequenos discos são feitos. E passados na chapa. A polenta tem um toque rústico, não assa por completo e fica quase que queimada em alguns pontos. É sério, uma loucura.

A pior parte de explicar para vocês, reles mortais que sobrevivem sem pieda, é quando falo sobre o recheio: repolho e escarola. Não, não faça essa cara. Juro que é o recheio ideal.

Ao contrário da panqueca, que chega à mesa prontinha, os discos de pieda são colocados empilhados na mesa e cada um monta seu prato com a verdura de sua preferência (ou com uma mistura das duas).

Minha avó Ina faz pieda desde que me conheço por gente e esta é minha refeição predileta desde sempre. Perguntei para meu avô Chico e ele disse que a família dele também preparava este prato. Dona Ina jura que é mentira dele.

Por ser feita à base de fubá e recheada de verduras não muito apreciadas como prato principal, deduzimos que é um prato vindo dos italianos pobres. E muito sabidos. Meus avós concordam com a história.

O engraçado é que quase ninguém sabe fazer pieda. Procuro na Internet e tudo que encontro é um link nada confiável do Yahoo Respostas (com uma receita muito diferente). Se busco por piada ou piadina, encontro receitas de massas à base de banha de porco.

Já tinha quase certeza de que a receita da pieda havia sido originada no imaginário da minha família. Assim como a sopa de bolinha – sim, isto existe: é o prato do Natal e todos da família têm espasmos de felicidade só de ouvir falar nela, de tão deliciosa.

Até que descobri que a família do Gustavo Gitti também prepara pieda. E é igualzinha.

Investigando sobre, descobrimos que a pieda chegou aqui por conta do lado Ferrini de minha avó, que veio de Forlì, uma região da Itália pertencente à Emilia-Romagna. Os Montanari, do Gustavo, também vieram de lá.

Já ouvi dizer que aquela é a terra da pieda, muito embora eu nunca tenha passado por lá para constar. Os tios falam, a gente acredita, não é?

Receita de pieda

Muito simples.

1) Prepare uma polenta (como não faço a menor ideia de como preparar uma polenta, vou confiar no seu domínio de pesquisas no Google e pular esta etapa, ok?).

2) Faça como minha avó e misture toda a polenta com farinha de trigo até dar o ponto (não me arrisco a perguntar com mais detalhes, pois bem sei que minha avó não tem medidas na hora de cozinhar, é tudo à moda antiga. Portanto, primeiro especialize-se em massas).

3) Abra a massa em pequenos discos e passe-os na chapa com pouco óleo até você achar que estão bons o suficiente.

4) Refogue o repolho e a escarola (separadamente).

5) Pronto: a pieda está pronta para ser servida.

Mais fácil do que isso, só nascendo em família que faz pieda, diz aí. Ou então namorando alguém que tem família que também prepara. Ou os dois.

Related Posts with Thumbnails

Compartilhe...

 

Receba o próximo texto


61 comentários

  1. assim, adoro vc, adoro o seu blog, fiz exatamente essa cara mesmo qdo li “repolho e escarola”, achei o máximo a pieda, mas cara… fiquei mto frustrada com a receita! hahaha. tipo, como eu vou saber qual é o ponto? isso é maldade, Isabella! não rola de FILMAR sua vó fazendo uma pieda não? hein, hein, hein??? senão sinto q vou estragar muito fubá e muita farinha de trigo até acertar o ponto da bendita! =)

  2. Um h1 no meio do texto.

    Maior declaração de amor que já recebi.

    (você tá linda nessa foto com sua vó)

  3. Nossa, que massa é essa? Que linda, que apetitosa!! Minha avó só fazia polenta com escarola, são ingredientes que casam mto bem.
    Agora, a Pieda é simples mas requer uma elaboração carinhosa não é? Pelo menos pra ficar com o cacife todo de comida de vó!

  4. Eu não quero aprender a fazer a pieda. Eu quero que vc aprenda a fazer e me convide pra comer na sua casa!

    É bem mais fácil e certeza de que vai ficar bem melhor! ;o)

    No mais… ah, as coincidências do amor! <3<3<3

    bjs para os 2

  5. Fiquei com fome depois de ler!!
    Parece ser uma delícia, além de ser comida de vó!!
    Mas tb não me arrisco a fazer, é igual pão e afins, tem que ter muito treinamento!!!

    Muito fofos os seus avós!!

    Um beijo!

  6. Gente, eu juro que vou aprender e mostrar que é fácil (porque eu espero que seja). :D

  7. Isaaaa…..Que demais esse seu site….Já era a sua fã antes….Agoraaa….fã numero 1!!!
    Eu me divirto com as suas idéias….Nunca pare de escrever!!!
    Parabéns!!!….Está demais!!
    Beijossss
    Laís (João XXIII)

  8. Oi.
    Primeira vez q leio seu blog.
    Adorei seu texto sobre a receita e, como as demais leitoras, espero que vc consiga a receita certinha =]
    Adoro cozinhar, ainda mais receitas de comidas caseiras…

    bjo

  9. Muito forte a aclamação popular por uma receita mais específica da pieda, receio total de uma revolução no blog

    (mas vou realmente perguntar pra minha avó se ela já ouviu falar nisso)

  10. Iza Linda tudo bem?

    Só para deixar vc com “inveja” a Pieda é minha especialidade. Quando quiser comer é só avisar.

    Super beijo prima bella!!!!

    Marcelo Rosa

  11. Adorei esse post!
    Ianelli e Montanari lindos fazedores de pieda!
    Coincidência muito gracinha.
    Vou fazer! E te mandar a foto pra ver se aprova!
    beijinhos!

  12. Amei!!!! Deu água na boca, quero muito fazer. beijo!!!!

  13. Muito bom! E parabéns pela linda família.

  14. Nossaaaa, até que enfim descobri alguém que não seja da minha família, que conheça pieda. Já tive minhas dúvidas a respeito da origem da pieda, minha bisavó era italiana e fazia pieda. Na minha família as misturas que mais gostamos além do repolho, são: feijão, berinjela e carne com batata!!! Hummmm

  15. Aproveita e posta depois a sopa de bolinha!
    Me deixou bem curiosa com esse nome ^^

    Abraço!

  16. Fala Isa. Só mesmo pessoas como você, com enorme talento e extrema sensibilidade, para registrar, de forma tão singela quanto bela, fatos de um cotidiano familiar tão caro a nós, descendentes de uma raça forjada no trabalho, cuja criatividade e falta de recursos foi capaz de criar pratos tão simples quanto deliciosos como o é a nossa amada “pieda”, que provavelmente é uma adaptação da “piadina romagnola”. Abraço e Beijo do Lurota.

  17. Então ficou otima a receita, mas como vc tocou nesse tema de pratos tipicos italianos queria saber se a sua famila faz também o famoso crostoly, ou em alguns lugares que são chamados de cueca virada… tb não acho nada no google e gostaria de trocar algumas recitas dessa famosa receita italiana!

  18. Quando li “Pieda” fiquei interessada porque ninguém conhece
    este prato e a minha família adora.
    Mas a minha maior surpresa foi ver a Ina e o Chico que não
    via há muitos anos,
    A sua bisavó é irmã do meu nono Antonio.
    Que legal! Adorei.

  19. Isabella
    fiquei emocionado quando li essa receita…

    nunca imaginei ouvir ou ler alguem que conheça esse prato…
    uma receita de familia.. e tudo mais…

    simplesmente emocionado
    posso postar no meu blog de receitas??

    um abraço

  20. Vinícius Del Bianco |

    Isabella,
    que alegria em ver outras famílias dividindo os momentos únicos, a “celebração” de se fazer a pieda. Sou de Franca, interior de São Paulo. Aqui, da mesma forma, é tradição da família reunir toda a italianada pra participar desse ritual.
    O mais interessante é perceber que esse ritual é exatamente igual em outras famílias.
    Obrigado por dividir isso com todos nós. Assim podemos trocar mais histórias de famílias.
    Foi um prazer ver este seu blog com estas histórias.
    Vinícius Del Bianco

  21. Muito engraçado! Ontem, feriado, minha família se uniu justamente pra fazer Pieda! Há séculos não faziam… minha avó, Querina, fazia muito pra minha mãe e meus tios, quando crianças. E ontem, em lembrança à vovó, seus filhos e netos resolveram por a mão na massa! Mas… a massa da pieda da vovó é diferente… parece mesmo uma massa de pão caseiro… e eles fritam os discos em óelo bem quente, rapidinho… a massda “cresce”, faz bolhas, e assim, a gente consegue cortar ao meio… e recheá-la. O recheio também foi adaptado, acredito, ao que tinha disponível aqui no Brasil na época da vovó… é um molho de sardinha em lata, com tomate… enfim, acho que cada família adapta a “pieda” ao que tinha na dispensa pra fazê-la..rs… coisa de mama italiana criativa pra criar sua prole, né? O importante é a união de todos ao redor da mesa! Beijos!! (PS, segundo minha mãe conta, a família da minha nona era de Veneza… a do Nono, de Nápole… seja de onde for, a Pieda veio junto na bagagem no navio..rs..).

  22. Demais! Meu avô sempre exigia que minha avó fizesse, depois que ele faleceu (a 2 anos) foram poucas as vezes que me deliciei com este prato! E acredite, da coleção de receitas da minha avó esta é minha preferida também!!! Minha avó dá o toque dela (eu acho que é dela, vai saber!), experimente um dia: Almeirão com carne moida. Não sei se é o original ou não, mas afirmo com certeza que é divino!!! Adorei ver essa receita tão valiosa e “quase esquecida” por aqui. :D Um beijo!

  23. eliana cavalheri |

    eu sei fazer e tambem sou a unica da familha vamos entrar em contato licavalheri@gmail.com

  24. Ahhh, essa receita é um sucesso na minha familia! Beijooos

  25. Gostei da sua receita, mas a que a minha avó fazia e minha mãe ainda faz é diferente. A massa é feita de trigo, ovo, fermento, azeite e sal.Pode ser assado ou frito. Uma delícia também.

  26. UM QUE DELICIA,SEMPRE COMIAMOS PIEDA QDO PEQUENOS,EU E MEUS IRMÃOS,MINHA MÃE ERA DESCENDENTE DE ITALIANOS,FAZIA PIEDAS MUITO BOAS,ASSAVA NA CHAPA,NÃO ME LEMBRO MUITO BEM,MAS SEI QUE NA RECEITA IA FUBA,FARINHA DE TRIGO, OVOS,OLEO,SAL,SÓ SEI QUE ERA MUITO BOM COMER AS PIEDAS,NÃO COMO MAIS HA ANOS,POIS INFELIZMENTE PERDI MINHA QUERIDA MAMÃE.

  27. fica muito boa tbm com um refogado de chuchu,bacon,carne moida,calabresa,tomate, cebola….

  28. Oi Iasabella.Resolvi fazer pieda e fui procurar algo a respeito e qual foi a minha alegria quando encontrei seu blog.Mais feliz foi ver sua vó Ina e esse prato delicioso feito por ela.Minha familia é italiana(Morbidelli)e esse prato é o favorito.Fazemos a massa com farinha de milho e o recheio é igual o seu ,fazemos tbm molho de tomate com carne moida e um belo omelete com torresmo.Fica muito bom.Fale p/vó Ina que fiquei emocionada com esse blog,ví minha familia fazendo pieda .Bjus…

  29. Ola! Sou de Extrema MG. Minha família veio de Sassoferrato, província de Ancona. ( Família Morbidelli ) essa receita esta na minha família por muito tempo. Hoje só minha mãe sabe fazer.

  30. Adorei saber que existe outras famílias que sabem e apreciam esta delícia italiana, que aqui na minha família

  31. Luíza Del Bianco |

    Olá, Sou de Cássia/MG e adoro pieda, comemos com frango caipira de molho, repolho, torresmo e salada de feijão: DELICIA. Bom saber q outras pessoas apreciam.
    Um abraço

  32. Ai que delícia!!!
    Adoro pieda!
    Minha família tbém tem este prato como um dos preferidos.
    Saudades de minha tia Maria. Ela preparava a massa e um belo repolho que ninguém faz igual. O recheio pode ser tbém de carne moída, ou os dois juntos, repolho e carne moída. Bom saber que tem mais família que curtem este prato. Adorei sua iniciativa de passar a receita. Beijos

  33. Oxê!

    Nunca experimentei PIEDA. Deve ser bom, tô com água na boca.
    Saludos,

    Felipe Gomes, el pinotador de frevos.

  34. Nossa, eu estava pesquisando uma massa que minha avó ensinou a minha mãe e tias e descobri a receita de sua avó. Minha avó chamava a massa de “PIDA” e os ingredientes são distintos, mas o formato parece e também pode ser frito ou assado, leva somente farinha de trigo, ovos e óleo, depois cortamos no formato arredondado, podemos rechear com escarola também e queijo.
    O curioso é que meus bisavós são da mesma região, Forli.

  35. Olá, boa noite. Aprendi a fazer as Piedas com os avós do meu marido. Eles já tem +/- 87 anos e já não faziam a muiiiitos anos. Pedi que eles me ensinassem para fazer para família de Domingo (almoçamos na casa deles todos os Domingos). Aprendi e com muita alegria vi o rosto do vô Primo Montanari se encher de alegria e vi seus olhos se encherem de lágrimas. Uma das melhores sensações da minha vida, pois pude proporcionar á ele a lembrança de sua mãe e hoje mesmo estava conversando com eles e falei de fazermos de novo e experimentar outros sabores, pois eles só comem com alface temperada. Beijos.

  36. Claudia Papiani |

    Minha família também compartilha a pieda. Minha bisa filha de Italianos e quem fazia. ai minha avó aprendeu e agora eu. Adoro! Com queijo é a minha predileta. Quando falo do prato para alguém tenho a mesma sensação que vc amiga.

  37. Na verdade, minha saudosa mãe e pai (os dois comandavam nossa cozinha em revezamento casual) faziam de couve, e adorava…

  38. nossa!!! na verdade pensei que só minha bisavó fazia isso! fico feliz em saber que mais alguém conhece essa delicia e vou tentar fazer em casa… minha bisa fazia com “taioba e serraia”

  39. Meu Deeeeus, minha avó Olga aprendeu com a mãe dela Sula, minha bisavó que ainda está viva com 97 anos, desde que me conheço por gente a ”piada”(chamamos de ”piada” e não pieda) é a comida preferida da minhas família inteira, tios, primos, procurava na internet também a receita a não achava nada parecido, bom saber que esse prato ”exotico” é feito por outras famílias :D bora lá aproveitar entãao

    • Mas não fazemos com repolho e escarola e sim com galinhada, comemos com muito caldo de galinha e pedaços de galinha, fica divino posso garantir, vou experimentar com repolho e escarola

  40. Lailah Luvizoto |

    Olá, minha família inteira faz e adoramos pieda. Comemos com salada de feijão e frango refogado. Prato típico e muito especial passado de geração em geração. Fico feliz em ver que vc e muitas outras famílias tb compartilham essa paixão e tradição. Talvez até descendemos de um grupo familiar próximo…

  41. Nossa família a muitos anos se encontra para um almoço de Pieda, filhos, sobrinhos, namoradas e a minha sogra que sabe fazer a massa, ontem mesmo nos reunimos..maravilhoso Domingo.
    Só tem uma diferença, desde os tempos essa nossa receita agrega também Torresmos sequinhos e deliciosos…..grande abraço.

    Juraci

  42. Aqui perto onde moro existe um italiano que montou uma lanchonete (se é que posso usar esse nome) especializado em venda de piedas!! O lugar é perto de duas faculdades e para garantie que o prato se popularizasse, ele dá opção de vários tipos de recheio, com a massa enrolada no recheio, vindo já pronto para ser consumido. É uma delícia e está fazendo sucesso aqui!!!

  43. Hoje nosso domingo foi piada, conhecemos desde muito tempo, minha nona vinda de Rimini, fazia, sempre nos reunimos para faze, a família é grande italianos, muita alegria acompanha esses almoços, e as preferencias de acompanhamento para as piadas abertas são, ovos fritos molinhos, e frango caipira com caldinho e cheiro verde, costumamos também rechear com escarola refogada com bacon dobradas como pastel e assadas, sempre em fogão a lenha ou chapas, amei saber que existem mais pessoas que conhecem e compartilham.

  44. Adorei encontrar o texto, a receita, os comentários ! Lembranças maravilhosas, vou compartilhar com minha família !

  45. Na minha família, também descendentes de italianos e portugueses, fazemos piedade e é isso mesmo quando falamos sobre este prato. Todo mundo fica se perguntando o que é.
    Mas saibam que é delicioso, mesmo comendo a massa pura, depois de frita claro, ou com um bom patê de alho…..

  46. Galera, minha vó tbem fazia e chamavamos de piada… quero fazer porem não sei… alguém pode colocar a receita ou o vídeo de como faz? Mas quero essa que vai fubá e não só a farinha de trigo.
    Obrigada!!!

  47. Ola!! A minha familia come muita pieda!!!! Mas a nossa avo ensinou os recheios diferentes dos seus: repolho, vagem, feijao com mto caldo e mto tempeirado (bastante alho) e frango de molho. Assamos as piedas na pedra, cortamos com as maos e colocamos todos esses ingredientes muito bem tempeirados por cima! E delicioso!!!

  48. Poxa vida.. todo mundo(italianos) sabe fazer pieda pelo que li aqui.. mas nenhuma receitinha!! :(

    Mas parabéns pelo post, mesmo que seja de 2011, mas está muito bom…

  49. Nossa! Pieda…
    Amo ,e é uma receita da minha família também e
    nunca tinha encontrado ninguém que conhecia,achava que
    era uma derivação de tortillas,e até de rap 10 rrsrssr
    herdamos a receita da minha avó materna Helena Del Bianco,na verdade tenho que confessar que eu não aprendi fazer,mas meu irmão sim e é ele que faz pra nós quando nos reunimos pra comer pieda e relembrar a infância,já minhas primas aprenderam e fazem sempre.
    Variamos é no recheio,comemos com salada de feijão,frango ao molho,repolho e vagem refogadas na manteiga.

  50. Viviane Lupeti |

    Nossa!!! Que saudades da minha avó ao entrar neste site… Lendo tantos depoimentos… Assim como o Marcio também sou de Extrema -MG. Minha avó Tereza Biodiversidade também fazia tantas “piedas”… Na minha infância comia toda semana… Era sagrado….oh época boa…

  51. Viviane Lupeti |

    Nossa!!! Que saudades da minha avó ao entrar neste site… Lendo tantos depoimentos… Assim como o Marcio também sou de Extrema -MG. Minha avó Tereza Biondi também fazia tantas “piedas”… Na minha infância comia toda semana… Era sagrado….oh época boa…

  52. Minha família tbem faz pida.Receita da minha vô Italiana.A mesma receita sua.Adoramos!!!!

  53. Minha família também faz pieda, é a “receita da família”… é o dia que reunimos todo mundo!!!!! Achei que fosse só minha família que soubesse essa receita, pois pra todo mundo que eu falava que ia fazer “pieda” , ninguém nunca tinha ouvido falar! Fiquei feliz ao ler seu blog e descobrir que é de fato uma receita italiana!!!! Minha família chama Ubiali, somos poucos no Brasil e na Italia. Se não me engano, meus parentes vieram da região de Bergamo. Ontem me perguntaram o que era pieda, e como não sabia explicar, vim procurar na internet… meio sem esperanças, mas achei seu blog!!! Adorei a explicação!!!!!

  54. Vanessa Bezerra |

    Nooooossa! Cresci com a pieda da minha avó, que passou pro meu pai e tia…eu achei que fosse invenção de família! :| Ninguém no meu mundo nunca tinha ouvido falar… a minha família veio da Calábria, mas não tenho mais detalhes das receitinhas de família. Hummmm…deu vontade azer hj! Obrigada pelo post! ;)

  55. Oi!! Na minha familia comemos sempre pieda!! Mas o recheio é repolho, vagem, feijao temperado e frango! Tudo com bastante caldo!! Uma delicia!!!

  56. Olá, bom dia

    Faço esta receita com a minha família, inclusive fiz domingo passado.
    Recheamos com repolho refogado e/ou carne moída.
    É interessante e difícil, achar mais alguém que mantenha estas tradições.

    Adriano

  57. Estaremos realizando um evento chamado festa das nações, nesse evento cada família ficou designada por sorteio de representar uma nação com um relato histórico, roupas típicas e culinária . Por sorteio eu fiquei com República de San Marino e após pesquisa descobri que a Pieda é um prato típico daquela região. E agora como preparar ??? Ainda bem que encontrei seu blog com a receita tradicional guardada e ensinada por sua Nona, sem medidas e isso é fantástico pois nos leva a buscar o ponto correto da massa, gosto desses desafios, vou tentar reproduzir essa massa espero conseguir. quanto ao recheio percebi que existe inovações como o uso da bresaola, um tipo de carne seca ou usando mozzarella também entre outros tipos de recheios. Mas manterei o original, repolho e escarola. Um abraço

  58. Olá

    Nossa primeira vez que pesquiso sobre pieda e encontro!!
    Na minha família também fazemos muitas piedas.
    Só que acredito que meus avós adaptaram a receita com o passar dos anos. Porque aqui em casa nós fazemos piedas doces para o café da manhã, e é divino!!

Deixe seu comentário